quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O que realmente é a Bulimia Nervosa?


A bulimia nervosa (BN), por sua vez, caracteriza-se por grande ingestão de alimentos de uma maneira muito rápida e com a sensação de perda de controle, os chamados episódios bulímicos. 
Estes são acompanhados de métodos compensatórios inadequados para o controle de peso, como vómitos autoinduzidos   (em mais de 90% dos casos), uso de medicamentos (diuréticos, laxantes, inibidores de apetite), dietas, exercícios físicos e abuso de cafeína.
Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer, raramente, em homens e mulheres com mais idade.


Causas
Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter um papel importante. Problemas familiares, baixa autoestima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros.


Sintomas
Na bulimia, excessos na alimentação podem ocorrer  várias vezes ao dia.



Esses excessos levam a uma sensação de desgosto por si mesmo, o que causa a purgação para evitar ganho de peso. A purgação pode incluir:
  • Vómito auto-induzido;
  • Exercício em excesso;
  • Uso de laxantes, enemas ou diuréticos.
A purgação da bulimia traz frequentemente uma sensação de alívio.
As pessoas com bulimia geralmente têm peso normal, mas veem-se com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente está normal, as outras pessoas podem não notar esse distúrbio alimentar.
Os sintomas de bulimia podem incluir:
 - Fazer exercícios de forma compulsiva;
 - Ir regularmente à casa de banho logo após as refeições;
- Comer compulsivamente em segredo;
- Esconder a comida reservada para episódios de compulsão (incluindo frequentemente pão, Massa, doces, sobremesas, batatas fritas e gelados). No entanto qualquer outro tipo de comida pode ser consumida durante a ingestão compulsiva;
- Mentir sobre o que comeram;
- Vomitar em segredo;
-Esconder artigos de laxantes ou diuréticos;
-Deixar a água da torneira a correr na casa de banho para disfarçar os episódios de vómito;
-Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto em geral;
-Queixas frequentes de dores de garganta (devido aos vómitos repetidos);
-Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.








Sem comentários:

Enviar um comentário