quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Diário Alimentar

O Diário Alimentar foi-me pedido pela minha psiquiatra, ainda não sei ao certo qual a sua funcionalidade, mas a meu ver e estando a fazê-lo conforme a Drª me pediu penso que seja para termos noção do que comemos, as quantidades, quais os alimentos que consumimos, se exageramos em algum alimento e se estamos com um défice alimentar, com que frequência é que vomitamos, a que altura do dia é que temos as compulsões.

Nas vezes que escrevi os episódios das compulsões senti-me bastante desconfortável, de uma certa forma ao escrever e ler aquilo parece que me estou a chamar a atenção e vejo realmente o que fiz de errado, talvez porque quero ficar bem, saudável, ter a minha vida normal e não ficar agarrada a esta doença eternamente. Sim em alguns casos torna-se crónica!

Ao longo deste caminho posso dizer que proibirmo-nos de doces por completo não nos faz nada bem, até porque temos sempre aquele desejo de comer algo doce e vai-se acumulando até que chega a um ponto e não dá mais para aguentarmos. Desde a semana passada que tenho tentado comer algum doce que me apeteça apenas uma vez por semana, e que sei que não me faz tão bem, principalmente no período da manhã, durante a tarde não como nada de doces (a menos que tenha uma compulsão).

Hoje não comi tão bem porque fiz uma mini cirurgia, mas amanhã espero voltar ao normal.

Hoje foi assim...
Pequeno-Almoço

- 6 Tostas finas;
- Chá Verde;
- 1 Triângulo da Vaca que ri;
- 1 Pêssego.


Lanche da manhã (por norma é fruta foi devido à mini cirurgia)

- 1 Calippo 


Almoço

- 1 Posta de Peixe Espada 
- 1/2 Sardinha
- 1 Batata-doce do tamanho de um ovo
- Salada de Pepino 


Lanche da Tarde

- 1 Calippo 
- 1 Pêssego Grande


Jantar 

- Feijão-verde
- Ovos mexidos (2 claras e 1 gema)


Ceia 

- 1 Iogurte Magro













8 comentários:

  1. Oi. Há muitas coisas boas q podes fazer com fruta e frutos secos (passas e tamaras)q satisfazem como um doce.banana descascada congelada pões na batedeira juntamente com outra fruta q gostes ou cacau puro c um pouco de iogurte natural e tens um gelado saudável.td pode ser comido de maneira saudável e o teu corpo agradece.as xs peso a mais pode n ser gordura mas massa muscular.força e cuida de ti .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola :)
      o problema é que eu também sou um pouco esquisita, por exemplo passas e tâmaras não gosto, banana gosto mas dizem que engorda então só como em períodos que ando no ginásio.
      Mas muito obrigada pelas ideias, ainda vou experimentar a do iogurte com cacau, parece-me uma óptima ideia ;)
      Isso é verdade, ate porque na altura que tive no ginásio mantive o peso e a minha massa gorda baixou.
      Muito Obrigada , o facto de ter comentado e ter ajudado, dá-me mais força :D

      Eliminar
    2. banana não tem assim tantas calorias e as que tem fazem bem ao corpo e é doce,tens a courgette e a cenoura tb que dp de cozidas ficam doces. Tbm da para fazer mts doces com elas.o corpo precisa de energia e nutrientes. Tive uma amiga q era como tu,Dp surgiram problemas,qd ela quis viver e arrependeu.se,já era tarde demais....por isso, come saudável mas come.n contes calorias mas sim escolhe e junta o saudável, o importante é n comer porcaria.

      Eliminar
    3. adoro cenoura crua, a courgette so coloco na sopa, se bem que as vezes grelham mas eu nao gosto tanto.
      A fase de contar calorias já passou, claro que se for comprar alguma coisa olho sempre para a tabela, mas dai a apontar num caderno como fazia antes não,isso só me destruía mais.
      nesse aspecto de comer saudável eu como, alias em casa temos uma alimentação super saudável é raro haver fritos, é quase sempre peixe ou carne grelhada com legumes e saladas, onde me estrago mais é durante a tarde ao lanche :s

      Eliminar
  2. E se tiveres um jantar e comeres porcaria.n há crise.é um dia.no dia seguinte continuas a tua alimentação saudável.n rejeites os alimentos depois de os ingerires. ..sei q é difícil, mas tens q pensar q um dia o teu corpo n vai aguentar. tens q o sarar é MT esforço e MT violento para o teu organismo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer porcaria da parte da tarde e ao jantar é me muito difícil, no entanto comer de manha já não me faz tanta confusão mas tem que ser controlado.
      por exemplo na semana passada apetecia-me um croissant de chocolate e um de ovo, fui tomar o pequeno almoço com o meu namorado e dividimos, assim comi metade do de ovo e do de chocolate. Não fiquei com um grande peso na consciência porque comi de manha e para me sentir melhor no dia seguinte fui fazer uma pequena corrida. Posso dizer que nessa semana de ferias quase que perdi 1kg e a comer bem, muito bem mesmo ,quantidades normais.
      Eu sei que se comer bem e a cada 2h30 consigo manter o peso e ainda emagrecer pois tenho uma estrutura magra, o problema é sair do horroroso vicio que tenho ..

      Eliminar
    2. qd me apetece crossaint de chocolate. Q é MT raro pois opto por papa de aveia c leite de soja q enche e faz MT bem,podes fazer tbm c leite de soja achocolatado.ou então croissant integral e derretes um cubo de chocolate negro 80%Puro no micro e dp barras dentro do crossaint ou pão integral. ...é igual e mt mais saudável do q tipo tulicreme :)

      Eliminar
    3. já provei papas de aveia, e não gosto da consistência, mas gosto de comer os flocos sem nada ou no iogurte fica muito bom :)
      É isso mesmo que vou fazer na próxima vez, adoro chocolate negro, cá em casa come-se muito, por isso hei de experimentar meter dentro do pão ou de um croissant mas só uma vez por semana
      Muito obrigada pelas dicas que me tem dado, ainda não consigo meter todas em prática mas acredito que aos poucos vou conseguir :)

      Eliminar